Coordenação de Propriedade de Intelectual

por Henrique José Caribé Ribeiro publicado 30/01/2019 14:38, última modificação 23/03/2019 16:13

A Coordenação de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, também conhecida como Coordenação de Propriedade Intelectual, é a seção do Departamento de Inovação responsável por cuidar das ações relativas à proteção dos direitos sobre as várias criações que se originaram na comunidade IFBA.

Para promover a cultura da proteção da propriedade intelectual, realiza ações como a promoção de cursos, workshops e oficinas sobre o desenvolvimento de tecnologias, de redação e de informação tecnológica de patentes, de prospecção tecnológica, e de divulgação da política de inovação do IFBA.

Para que a propriedade intelectual seja efetiva, a coordenação toma ações para manter ativos os pedidos de proteção, até que o mérito da concessão do direito seja examinado pelo INPI. Acompanha constantemente os despachos de interesse publicados na Revista de Propriedade Intelectual (RPI-INPI), realiza os pagamentos de anuidades e orienta os inventores a satisfazer exigências sobre correções nos pedidos de proteção da propriedade intelectual ou industrial (patentes, modelos de utilidade, etc.).

Ainda no campo da proteção da propriedade intelectual, e para adequar-se ao novo marco legal da inovação, a coordenação atende a demandas de inventores independentes que procuram o IFBA. Esses inventores devem ter seus pedidos de patentes já depositados no INPI. Nessas condições, pode ser do interesse do IFBA participar na titularidade do invento e cuidar da manutenção do pedido.

Por isso, se você criou alguma solução tecnológica para um problema relevante da sociedade, do mercado ou da indústria, procure-nos. A coordenação de propriedade intelectual pode ajudá-lo a proteger seu invento, encaminhando seu pedido ao INPI e acompanhando sua evolução até o exame do pedido e concessão da patente.